Chamada para o Laboratório Inovação Cidadã 2018

Laboratório de Inovação Cidadã Rio 2018

INSCREVA-SE PELO LINK ATÉ DIA 08/09/2018: https://goo.gl/forms/BJEUDQLhZdHjLXEB2

A Escola de Comunicação da UFRJ, o IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, por meio de seu Laboratório em Rede de Humanidades Digitais - LARHUD e a Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) estão com inscrições abertas para iniciativas, projetos, ações, práticas, redes, empreendimentos sociais que tenham como horizonte a Inovação Cidadã e o campo das humanidades digitais.
Os selecionados participarão do Laboratório de Inovação Cidadã Rio 2018 para desenvolvimento, elaboração de ações, prototipagem, pesquisa aplicada, sistematização, uso de tecnologias e ferramentas, documentação de processos.

O Laboratório acontece de setembro a dezembro de 2018 na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

O QUE É INOVAÇÃO CIDADÃ?

São processos que resolvem problemas e desafios com tecnologias colaborativas (sociais, digitais, ancestrais) através do envolvimento da própria comunidade ou beneficiários das ações propostas e de parceiros. Os participantes (grupos, redes, equipe, pessoas, coletivos) propõem processos, projetos, ações que possam ser desenvolvidos a partir de soluções “de baixo para cima”, a partir de práticas colaborativas, inovadoras, pesquisas, tecnologias, iniciativas vindas da sociedade civil, (mas também de empresas, universidades, setor público, etc, desde que abertas para uso comum). A inovação cidadã tem como base a inteligência coletiva, o aprender fazendo, o thinkering (onde reflexões e conceitos partem do processo lúdico e prático do fazer) e as soluções sustentáveis.

Os laboratórios de inovação cidadã (LABICs) são espaços criados para sistematizar, desenvolver, apoiar, acelerar essas propostas que surgem e têm potencial para serem replicadas ou ativar outras ações, pesquisas, iniciativas. Para isso é preciso constituir redes e espaços que permitem a experimentação, a aprendizagem, e o protótipo de soluções.

QUEM PODE SE INSCREVER

Qualquer grupo, pessoa, coletivo, organização, instituição com ou sem constituição jurídica sediada no Estado do Rio de Janeiro ou que possa se deslocar para as atividades na cidade do Rio de Janeiro por meios próprios Poderão participar quaisquer pessoas, grupos, redes, equipes, organizações interessadas nos temas e eixos propostos. Não é necessário ter formação ou titulação acadêmica. As propostas podem ser projetos e ações existentes (preferencialmente), ou propostas desenvolvidas especificamente para esta chamada. Os projetos podem ter atuação em qualquer campo e utilizar qualquer linguagem, tendo como horizonte a transformação social, o bem comum, a ampliação de direitos.

COMO FUNCIONA O LABORATÓRIO?

Serão selecionados cerca de 10 projetos a serem desenvolvidos por equipes de trabalho, constituídas pelos proponentes e um grupo de colaboradores selecionados por projeto, com o apoio continuado de mentores, professores, empreendedores, estudantes, especialistas e fazedores convidados, de diferentes campos.

EIXOS DAS PROPOSTAS

  • Eixo 1. Tecnologias, Redes e Plataformas. Iniciativas de desenvolvimento de plataformas, redes, aplicativos, programas, tecnologias abertas que estimulem a participação cidadã, a diversidade, a transparência, a acessibilidade e a gestão colaborativa em qualquer campo.
  • Eixo 2. Transformação Digital, Mídias e Saberes. Projetos e ações que apresentem iniciativas de comunicação, mineração e análise de dados, produção de mídias e ferramentas que proponham soluções digitais e pesquisas para desafios contemporâneos nas áreas culturais, sociais e políticas.
  • Eixo 3. Fluxos Informacionais, Dados e Cultura Política. Acesso público à informação referente a financiamentos eleitorais, atuações parlamentares e repercussões midiáticas, tanto nas mídias convencionais como nas redes digitais
  • Eixo 4. Mineração e análise de dados. Iniciativas individuais e coletivas de projetos investigativos, experiências laboratoriais, envolvendo mineração e tratamento da informação e métodos qualitativos e quantitativos de monitoramento, análise e visualização de dados.
  • Eixo 5. Outras propostas

DINÂMICAS E METODOLOGIA

O Projeto Laboratório de Inovação Cidadã Rio 2018 tem como referência a metodologia utilizada pela Secretaria Geral Iberoamericana (SEGIB) http://www.ciudadania20.org/ É um projeto que convoca mediante chamadas públicas redes, grupos, coletivos, instituições para apresentação de propostas para desenvolvimento, documentação, prototipagem e ações.
Os projetos selecionados participarão de encontros regulares, reuniões, imersões, oficinas, apresentações de propostas pelas equipes de trabalho formados pelos proponentes dos projetos e um grupo de colaboradores (professores, formadores, mentores, ativistas, mobilizadores, realizadores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, especialistas e convidados, com o apoio contínuo da equipe do Laboratório.
Os projetos selecionados serão desenvolvidos pelas equipes no período de setembro a dezembro de 2018 com encontros às sextas, de 14h à s 18h, e encontros, percursos e imersões eventuais a serem acordados com os participantes.

RESPONSABILIDADE DOS SELECIONADOS

Os selecionados se comprometem a participar de todas as atividades propostas e a finalizar e documentar, no estágio que for possível, os projetos propostos. Os trabalhos desenvolvidos serão apresentados publicamente pelos participantes ao final do Laboratório. Os participantes autorizam que os projetos e sua documentação sejam publicados em catálogos impressos e virtuais, nas redes e sites dos organizadores. Os participantes são responsáveis pelos materiais e equipamentos a serem utilizados. 

EQUIPE DO LABIC RIO 2018

A equipe do Laboratório de Inovação Cidadã Rio 2018 é multidisciplinar formada por produtores de mídia, comunicadores, professores de ciência da informação e computação, programadores, analistas, pesquisadores, desenvolvedores de tecnologias, lideranças sociais etc. O Labic não oferece recursos financeiros aos selecionados. Os recursos a serem
disponibilizados são recursos humanos e infra-estrutura dos organizadores e parceiros. Os participantes e colaboradores serão certificados pela UFRJ.
A comissão de seleção será composta por participantes da Escola de Comunicação da UFRJ, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Pontão de Cultura Digital da ECO e parceiros.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Adequação aos objetivos da Chamada
  • Relevância do projeto
  • Benefícios para a comunidade e para o público a que se propõe atender
  • Grau de inovação do projeto
  • Continuidade do projeto

CRONOGRAMA

Lançamento da chamada de projetos: 27 de agosto de 2018
Encerramento da chamada de projetos: 08 de setembro de 2018
Publicação dos projetos selecionados: 10 de setembro de 2018
Chamada para colaboradores: 10 de setembro a 18 de setembro de 2018
Publicação dos colaboradores selecionados: 19 de setembro de 2018
Início do Laboratório: 21 de setembro de 2018
Realização do Laboratório: de 21 de setembro a 07 de dezembro de 2018

LOCAIS DE REALIZAÇÃO


Escola de Comunicação da UFRJ e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e espaços parceiros. Campus da UFRJ Praia Vermelha - Av. Pasteur, 250 Fundos. Urca/Botafogo - Rio de Janeiro.


INSCREVA-SE NO LINK: https://goo.gl/forms/BJEUDQLhZdHjLXEB2


Dúvidas e Informações: labinovacaocidada@gmail.com


A inscrição e participação nesta chamada supõe a aceitação de suas regras e propostas