Página principal

De LARHUD
Ir para: navegação, pesquisa
Cropped-larhud azul.png

O Wiki Larhud é uma iniciativa do Laboratório em Rede em Humanidades Digitais do IBICT/UFRJ.

Tem como objetivo servir como base de referências e informação para a propagação do conhecimento no ambiente digital destinada a pesquisadores da área da Ciência da Informação (que se interessem pelo tema das Humanidades Digitais) e das humanidades em geral. Com o intuito de oferecer suporte crítico e metodológico aos “praticantes” das Humanidades Digitais (HD), acreditamos que o Larhud constitui-se enquanto lugar de práticas e, portanto, componente de uma "comunidade de práticas", conforme Daniel Alves (2016). O objetivo deste wiki trata de oferecer a estes mesmos interessados um espaço que consitua-se como um espaço de referência onde seja possível registrar os termos e ferramentas que sejam familiares às Humanidades Digitais. Com isso acreditamos que estaremos contribuindo para a formação de competências em informação por parte dos cientistas das humanidades, facilitando o entendimento de funcionamento e aplicabilidade das ferramentas aqui listadas.

Outra informação importante é que esse wiki é produzido todo em português. A ideia é contribuir para dirimir a assimetria de produção em humanidades digitais majoritariamente anglófona. Algo relacionado a tal importância e urgência pode ser lido em Domenico Fiormonte (2016) A comunidade lusófona é significativa neste cenário e este canal possibilitará que mais interessados, entusiastas, estudantes e professores possam construir seus meios de aplicação e comunicação científica de suas respectivas pesquisas.

Glossário de Termos

Ferramentas

Visualização Gráfica

Outras listas e catálogos de Ferramentas

A relação de ferramentas e softwares utilizados em pesquisas de Humanidades Digitais foi montada durante o primeiro semestre de 2018 através de pesquisa feita pelos alunos da disciplina de Humanidades Digitais do PPGCI - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT, em convênio com a Escola de Comunicação da UFRJ.

Alguns catálogos de ferrmentas (em inglês) que serviram de referência para esta experiência inovadora na C.I. brasileira podem ser acessados e consultados abaixo:

Tapor - O site tem o foco em ferramentas textuais mas tem diversos exemplos de softwares para o estudo de Organização do Conhecimento (RDF) e de construção de mapas.

DIRT - Digital Research Tools - o Diretório DiRT agrega informações sobre ferramentas de pesquisa digital para uso acadêmico.produzida com financiamento da Andrew W. Mellon Foundation.

Toychest - Produzido por Alan Liu. coleciona ferramentas de software on-line ou para download e brinquedos de raciocínio que estudantes de humanidades e outros sem habilidades de programação (mas com conhecimentos básicos de informática e Internet) podem usar para criar projetos interessantes.

MIT Libraries, Digital Humanities Tools - Portal com diversas funcionalidades e recursos, apresenta outros portais e listas de ferramentas com breve explicação de suas funcionalidades.

Digital Methods Initiative - O Digital Methods Initiative (DMI) é um dos principais grupos de pesquisa em Estudos da Internet da Europa. Formada por pesquisadores de novas mídias e candidatos a PhD, ela cria métodos e ferramentas para redirecionar dispositivos e plataformas online (como Twitter, Facebook e Google) para pesquisas sobre questões sociais e políticas. Com o apoio da Fundação Mondriaan, a DMI participou de uma variedade de projetos de pesquisa financiados, como MACOSPOL e EMAPS, projetos do FP6 da UE e FP7 liderados por Bruno Latour. Mais recentemente, a DMI está participando do ODYCCEUS, o projeto H2020 relativo à dinâmica de opinião e conflito cultural nos espaços europeus. O Digital Methods Initiative, juntamente com a Fundação Govcom.org, recebeu doações da Fundação Soros, Open Society Institute, Open Society Foundations, Fundação Ford, MacArthur Foundation, New Venture Fund e trabalharam como parceiros em projetos financiados pelo National Science Foundation (EUA) e a Organização Holandesa de Pesquisa Científica. Seu software IssueCrawler tem sido apoiado por quase 100 universidades e organizações não-governamentais. Outras ferramentas de software conhecidas incluem o dispositivo Lippmannian, Netvizz (análise do Facebook) e DMI-TCAT (análise do Twitter).

Digital Humanities Awards é um prêmio que é dado anualmente para as melhores iniciativas em Humanidades Digitais. Além dos trabalhos apresentados, também se premia ferramentas que são utilizadas em projetos de HD.

Digital Humanities: Tools & Software - New York University: tem uma relação bem extensa de ferramentas utilizadas em Humanidades Digitais. O interessante desta listagem é que ela é bem compacta e dá um breve resumo de cada ferramenta.

Aprendendo como funciona um Wiki

Como editar e criar uma página no Wiki

Para ler o manual completo em Inglês Manual de Usuário.



Especial:Versão