Python no IBICT para estudantes e pesquisadores

Logo após o carnaval, antes do início das atividades letivas do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ), o Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (Larhud) da COEPE/IBICT vai promover seu primeiro mini-curso.

A atividade será de introdução ao Python direcionado aos estudantes e pesquisadores em Ciência da Informação.

O objetivo é fazer com que os mestrandos/doutorandos e demais pesquisadores interessados entendam melhor como funcionam os programas de computador, os bancos de dados e a própria Internet. Com esse entendimento e os conceitos de Python, os participantes poderão começar a escrever seus próprios programas, automatizar tarefas e ter ideias para automatizar determinadas etapas de suas pesquisas.

Este primeiro passo visa constituir meios de desenvolver competências específicas para estudantes e pesquisadores que sejam das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas. Passos fundadores como esse são imprescindíveis para realizarmos, no âmbito do LARHUD, outras atividades mais complexas e irmos fundo no extenso terreno das Humanidades Digitais.

O mini-curso é baseado no curso “Python para Jornalistas” do Knight Center for Journalism in the Americas mas foi adaptado para estudantes de Ciências da Informação com exemplos em bibliometria, web scraping e organização do conhecimento.

Como leitura complementar, sugerimos o tutorial do prof. Folgert Karsdorp, Interactive tutorial and introduction into programming with Python for the humanities, disponível aqui.

O primeiro mini-curso foi realizado presencialmente em Março, o segundo mini-curso em Maio e o terceiro em Setembro de 2018.

O material do curso está disponível online!