Ferramentas

De LARHUD
Ir para: navegação, pesquisa

Ferramentas utilizadas em Humanidades Digitais:

Tratamento de Dados

OpenRefine: Permite editar e tratar grande volume de dados tabulares.

Análises Textuais

AntConc: Software para análise de corpus textuais gratuito (mas não é baseado em software livre)

Cortext: Permite criar gráficos a partir de palavras chaves a partir de um corpus.

InqScribe: software de transcrição de áudios e vídeos e de legendagem.

Google Ngram Viewer - O Google Books Ngram Viewer é uma ferramenta cujo objetivo é visualizar a história, ascensão, desenvolvimento e desuso de termos, palavras, ideias ou expressões ao longo do tempo. Em linhas gerais, a ferramenta apresenta a evolução de um termo ao longo do tempo desde seu surgimento, perpassando os períodos em que mais aparece, até quando, possivelmente, deixa de ser utilizado.

IRaMuTeQ: O software realiza mineração de dados em textos, permitindo a obtenção de várias análises quantitativas dos corpus linguísticos: estatísticas textuais clássicas (contagem de palavras), pesquisa de especificidades de grupos, classificação hierárquica descendente, análise de similitudes e nuvem de palavras.

Nuvem Larhud: Ferramenta criada pelo Larhud para gerar nuvem de palavras de um ou mais documentos.

Sobek: Criado pela UFRGS, o software monta rede de termos de um determinado texto. Tem como objetivo principal servir de apoio à sala de aula.

TagCrowd: É uma ferramenta de análise de texto, que indica ocorrência de termos e gera nuvem de palavras/tags.

Twitter Sentiment Visualization: Foco em extração de dados do Twitter para análise de sentimento.

TextRipper: Gera arquivos textos de um determinado site ou PDF

Yake: Encontra palavras-chaves de um texto. Pode ser utilizado online ou através do Python

Voyant Tools: utilizado para mineração de textos.

Análise de Redes

Gephi: Permite criar redes complexas. É um dos softwares mais utilizados por quem trabalha com análise de redes sociais

Graphia: Um dos melhores softwares para construção e análise de redes. Construído pela Universidade de Edinburgh.

Gephisto: Permite criar redes sem a necessidade de instalação de nenhum software.

VosViewer: Permite criar redes, tendo o enfoque em redes bibliográficas.

GraphCommons: Permite criar redes de relacionamento. É uma ferramenta que funciona diretamente no navegador.

NodeXL: O NodeXL[1] é um pacote de software de análise e visualização de rede para o Microsoft Excel. A versão gratuita contém recursos de visualização de rede e análise de redes sociais. A versão comercial inclui acesso a importadores de dados de redes de mídia social, métricas avançadas de rede e automação.

Spotify Network: Permite construir redes de relacionamento de artistas que estão no Spotify. Muito simples de executar.

Análise de Redes Sociais

SocioViz: Permite buscar dados do Twitter e montar diversos grafos, relatórios e gráficos com o resultado das buscas realizadas. Permite o uso gratuito ou pago.

SocialInsider: Permite buscar dados no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Linkedin e montar relatórios completos sobre perfis determinados previamente. Ou seja, a ferramenta não trabalha com busca sobre termos. É uma ferramenta paga.

Twitter Monitor: Ferramenta desenvolvida pelo PPGCI/IBICT para coletar dados do Twitter. Utilizada apenas para fins acadêmicos.

Marcação e Anotações de Documentos (Document Annotation)

Ferramentas de marcação e anotação permitem que se incluam anotações, notas e referências em Documentos textuais, Mapas e Imagens de forma colaborativa, permitindo assim que um documento seja enriquecido sem que se perca a sua forma ou conteúdo original.

Annotation Studio: aplicativo da Web de fácil uso que permite aos usuários escrever anotações nas margens de textos digitais.

Diigo: Ferramenta colaborativa para gestão do conhecimento pessoal.

Fonio: O Fonio é um software acadêmico colaborativo que permite construir websites estáticos de alta qualidade para ensino e pesquisa. Ele permite fazer argumentos através de complexas estruturas hipertextuais, e aproveitar a riqueza do trabalho de uma consulta, apresentando referências bibliográficas, imagens, tabelas, vídeos e elementos interativos.

Recogito Ferramenta colaborativa online que possibilita que qualquer pessoa possa fazer a carga de seu material de estudo (seja ele texto, image ou planilhas) e permita que outros colaboradores possam incluir anotações e interpretações sobre o texto. A ferramenta ganhou o prêmio de melhor ferramenta de Humanidades Digitais em 2019.

Manifold: Excelente ferramenta de código aberto que permite o gerenciamento de coleções inteiras de textos para que os usuários possam fazer marcações nos textos disponíveis. Permite que instituições criem suas próprias instalações. O Larhud está desenvolvendo uma ferramenta nessa área.

Padlet: Aplicativo gratuito para montar painéis ou murais que permite aos usuários registrar, editar, guardar e compartilhar conteúdo multimidia.

Scalar: Scalar é uma plataforma para registrar publicações online. A plataforma é desenhada para facilitar a vida de autores que queiram publicar seus textos na Web, permitindo agrupar não só texto como vídeos e outros formatos multimídia.

Sistemas de Organização do Conhecimento

Ferramentas que auxiliam a construção e gerenciamento de sistemas de organização do conhecimento (SOC).

TemaTres: Software que permite a construção de Tesauros de forma online

Bartoc: Diretório de Sistemas de Organização do Conhecimento

Mapas

TimeMap: é utilizado para desenvolver mapas interativos para web sites, para intranets ou para quiosques em museus. Além de utilizar datasets estáticos, o software tambem pode se conectar a banco de dados e, dessa forma, disponibilizar mapas com dados em tempo real.

Timeline JS: é uma ferramenta online, gratuita, de código aberto, que permite a criação de uma linha do tempo através de JavaScript.


Repositórios

Internet Archive: é um repositório digital criado em 1996 com o objetivo de guardar todas as páginas web disponibilizadas na internet, armazenando, inclusive, suas modificações ao longo do tempo. Atualmente é considerada uma das maiores biblioteca abertas do mundo e conta com cerca de 30 petabytes de dados. Além dos websites, seu acervo é composto por materiais multimídia, livros e programas de TV. Pode ser acessado livremente, de qualquer lugar e a qualquer hora. Link

HathiTrust: É um repositório de conteúdos digitalizados a partir do acervo de diversas bibliotecas especializadas, incluindo o conteúdo digitalizado através das iniciativas de digitalização do Google Book Search e Internet Archive.

Trove: Repositório de Bibliotecas e Arquivos da Austrália

Mineração de Dados

Orange: Ferramenta de código aberto que possibilita o uso para visualização e mineração de dados, assim como, para machine learning.

Knime: Solução completa para aprender Ciência de Dados

Weka: Ferramenta muito estável de código aberto que já tem mais de 20 anos que permite aplicar técnicas de mineração de dados em grandes volumes de dados.

Visualização de Dados

inZight Permite montar gráficos e estatísticas a partir de um conjunto de dados de forma interativa.

Information is Beautiful: site que permite a visualização de diversos tipos de gráficos a partir de dados coletados previamente pela equipe do site; são disponibilizados dados desde a área da saúde até entretenimento.

Timeline JS: ferramenta online, gratuita, de código aberto, que permite a criação de uma linha do tempo através de JavaScript.

Everviz: Ferramenta para construção de Storytelling a partir de infográficos. Não é necessária instalação de nenhum software mas a versão completa é paga.

Plotly: Ferramenta online para construção de Gráficos interativos. Pode ser executado online ou instalado no computador.

FoamTree: Realiza a clusterização de textos, formando um mosaico categorizado do resultado da clusterização.

Arquivamento da Web

Webrecorder: Ferramenta de uso gratuito desenvolvido pela Rhizome para arquivar dinamicamente páginas na web, no próprio navegador, por qualquer pessoa.

Ferramentas Bibilométricas

Scripts para extrair dados do Google Scholar a partir de vários termos de busca

Google Scholar Crawler do Larhud

Billy-Inn script

Script que retorna BibTex

Script para retornar as citações

Scripts para extrair dados da Plataforma Lattes

ScriptLattes: Script do pesquisador Jesus Mena Chalco

Softwares em R

Bibliometrix

ARIA, Massimo; CUCCURULLO, Corrado. Bibliometrix: an R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, [s. l.], v. 11, n. 4, p. 959-975, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2017.08.007

TheCoupler

CASTANHA, R. G. The Coupler: uma nova ferramenta bibliométrica para análises relacionais de citação, acoplamento bibliográfico e cocitação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022029, 2022. DOI: 10.20396/rdbci.v20i00.8671208. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8671208. Acesso em: 7 jun. 2023.

Construção de Ontologias

VIVO Ontology and Domain-Specific Models Explorer

NeOn Toolkit: Diversas ferramentas para trabalhar com ontologias

Protege: Editor de Ontologias (Pago)

Robot: Ferramenta de linha de comando para processar arquivos de ontologias (permite a extração, merge, diff, etc)

EasyRDF converter: converte arquivos RDF para diversos formatos (N3, NT, Turtle, RDF/XML)

OntoStudioX: Combina ferramentas de modelagem de ontologias e regras com componentes para a integração de fontes de dados heterogêneas. Por meio de seu design modular, o OntoStudio pode ser enriquecido com módulos desenvolvidos pelo próprio usuário e ser personalizado de acordo com as necessidades pessoais. Como linguagens de ontologia, o OntoStudio é compatível com os padrões OWL, RDF e RDFS da W3C e com o F-Logic para o processamento de regras baseado em lógica. Software Proprietário e de custo elevado.

Software de Análise de Dados Qualitativos Auxiliado por Computador (CAQDAS)

ATLAS.ti: O ATLAS.ti[2] é um poderoso ambiente de trabalho para a análise qualitativa de grandes corpus de dados textuais, gráficos, de áudio e vídeo e está disponível em versões para os sistemas operacionais Windows e Mac.

MAXQDA: O MAXQDA[3] é um software acadêmico para análise de dados qualitativos em texto, imagem, áudio e vídeo e está disponível para sistemas operacionais Windows e Mac.

NVivo: O NVivo[4] é um software de análise qualitativa de dados produzido pela QSR International. Com o software é possível importar, armazenar e analisar dados em diversos formatos, tais como arquivos de texto, áudio, vídeo, imagens e páginas web. O NVivo pode ser utilizado nos sistemas operacionais Windows e Mac.

RQDA: RDQA[5] é um pacote gratuito em R para análise qualitativa de dados. Funciona nas plataformas Windows, Linux/FreeBSD e Mac OSX. No momento, ele suporta apenas arquivos de texto sem formatação (TXT).

Transana: Transana[6] é um software de análise qualitativa que ajuda os usuários a segmentar, codificar e analisar dados de vídeo, áudio, imagem e texto, com ênfase em arquivos de áudio e vídeo. O Transana funciona nos sistemas operacionais Windows e Mac.

Transcrição de fontes

Transkribus: O Transkribus[7] é uma plataforma abrangente para o reconhecimento automatizado, transcrição e pesquisa de documentos históricos. Permite a transcrição de fontes manuscritas com precisão, possibilitando HTR (Handwritten Text Recognition) e OCR (Optical Character Recognition), análise de layout, compreensão de documentos, identificação de autores.

Edição de Áudio

Audacity:O Audacity[8] é um editor e gravador de áudio de várias faixas, fácil de usar, para Windows, Mac, Linux e outros sistemas operacionais. Desenvolvido por um grupo de voluntários como código aberto. Com o Audacity é possível corrigir ruídos e melhorar a qualidade do áudio em entrevistas, grupos focais e apresentações de um modo geral.

Ardour: Ardour[9] é um DAW - Digital Audio Workstation, em português: "estação de trabalho de áudio digital" — livre desenvolvido sob licença GPL. Atualmente é suportado nas plataformas Linux, FreeBSD, Solaris, Mac OS X e Microsoft Windows. O objetivo do software Ardour é possibilitar a edição de áudio digital profissional.

Adobe Audition: O Audition[10] é um DAW proprietário desenvolvido pela Adobe Systems, que inclui um conjunto completo de ferramentas que inclui visor de várias trilhas, em forma de onda e de espectro para criação, mixagem, edição e restauração de conteúdo em áudio. Atualmente esta disponível para os sistemas operacionais Windows e Mac.

Bibliotecas Digitais de Artigos e Periódicos Científicos

Google Scholar: O Google Scholar[11] é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados. Lançado em Novembro de 2004 passou a oferecer buscas em língua Portuguesa em 10 de janeiro de 2006.

JSTOR: JSTOR [12] é um sistema online de arquivamento de periódicos acadêmicos sediado nos Estados Unidos, fundada em 1995.

Portal de Periódicos da CAPES: O Portal de Periódicos[13], da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza às instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica nacional e internacional.

Redalyc: O projeto "Redalyc"[14] é uma base de dados bibliográfica e de uma biblioteca digital de revistas de Acesso Aberto, suportado pela Universidade Autónoma do Estado do México. Promove o acesso a literatura científica publicada em periódicos editados nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, contribuindo para sua internacionalização.

Scielo: A Scientific Electronic Library Online - SciELO [15] é uma biblioteca eletrônica, que foi criada através de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo - FAPESP, em parceria com a Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - Bireme. Atualmente a biblioteca abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos de 14 países.

Gerenciadores de Referências Bibliográficas

EndNote: EndNote[16] é um software proprietário de gerenciamento de bibliografias para publicação de artigos científicos. Com ele é possível importar referências bibliográficas da Web, organizá-las em grupos de assuntos e inserir as referências no corpo do texto, quando editado por processador Microsoft Office ou OpenOffice. O EndNote pode ser usado nas plataformas Windows e Mac.

Mendeley: O Mendeley[17] é um software gratuito de licença freemium[18] que auxilia nos trabalhos acadêmicos e tem a finalidade de gerenciar arquivos eletrônicos (formato PDF), além de ajudar na normalização de citações e referências geradas automaticamente. O software está disponível nos sistemas operacionais Windows, Mac, Linux e Android.

Zotero: Software de gerenciamento de referências bibliográficas, multiplataforma (Windows, Mac e Linux), gratuito e em código aberto.

Linguagens de Programação

Python:Python[19] é uma linguagem de programação de código aberto, criada por Guido van Rossum em 1989 para ser a substituta da linguagem ABC no SO Amoeba. Seu foco era desenvolver uma linguagem que potencializasse a produtividade do programador. Python vem sendo muito usada por cientistas de dados devido a sua intensidade computacional, sua grande comunidade ativa e a enorme quantidade de bibliotecas disponíveis para Data Science.

Linguagem R: R[20] é uma linguagem de programação de software livre voltada para computação e gráficos estatísticos. A linguagem R é largamente usada entre estatísticos e cientistas de dados para desenvolver softwares de estatística e análise de dados.

Aplicações para Pesquisas Quantitativas

JASP: O JASP[21] é um programa gráfico gratuito e de código aberto para análise estatística suportado pela Universidade de Amsterdã. Ele foi projetado para ser fácil de usar e familiar aos usuários do SPSS. Oferece procedimentos de análise padrão em sua forma clássica e bayesiana. O JASP está disponivel para os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.

PSPP: PSPP[22] é um software livre e multiplataforma (Windows, Max e Linux) para análise de dados, destinado a ser uma alternativa para o IBM SPSS. Ele possui uma interface gráfica de usuário e interface de linha de comando. Está escrito em C e usa a Biblioteca Científica GNU para suas rotinas matemáticas.

Sphinx: O Software Sphinx[23] é uma ferramenta para análise de dados quantitativos e qualitativos criado em 1989 na França e trazido ao Brasil no ano de 1995 por pesquisadores vinculados ao Grupo de Estudos GIANTI ligação externa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)ligação externa e atualmente é distribuído pela empresa SPHINX Brasil.

SPSS: O IBM SPSS Statistics[24] é um software proprietário, desenvolvido pela IBM que oferece uma família integrada de produtos usados para a análise estatística e inclui ferramentas para a criação de gráficos e relatórios. Com o SPSS é possível operar o processo analítico de forma ampla, desde o planejamento e a coleta de dados até a análise, o relatório e a implementação. O nome SPSS - Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) refere-se às origens do software, criado a princípio, para a análise estatística em áreas sociais e de pesquisas.

Stata: Stata[25] é um software proprietário de estatística que funciona em Windows, Mac, Linux e Unix, usado geralmente para análise econométrica. Sua versão 1.0 foi desenvolvida em C e lançada em 1985, originalmente implementada na plataforma DOS. O criador foi William Gould, mas agora é desenvolvido por uma equipe de profissionais. A versão mais atual do Stata é a 16.

Bibliografia

Aqui listamos artigos científicos que utilizam algumas das ferramentas citadas:

VosViewer:

POLLEY, David E. Visualizing the topical coverage of an institutional repository with VOSviewer. In: MAGNUSON, Lauren (Ed.). Data visualization: a guide to visual storytelling for libraries. Rowman & Littlefield, 2016.

Voyant Tools:

Castoldi, Lucas Dalla Lana. Yepes, Igor. Cazella, Silvio Cesar. A mineração de textos como ferramenta de apoio a análise de artigos científicos. Anais do EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação. Vol 7. N.1. 2017 [26]

IraMuteq:

Queiroz, Andréa Oliveira. Fernandes, Ricardo Augusto Souza. Governança Urbana na Era Digital e do Desenvolvimento Sustentável: Uma Investigação Bibliométrica. ISBN 978-989-20-8422-0 [27]

Sobek:

Acosta, O. C. ; Reategui, E. ; Behar, P. A. . Content Recommendation in an Inquiry-based Learning Environment. In: IEEE 44th Frontiers in Education Conference, 2014, Madrid, Espanha. Anais do IEEE FIE. New York: IEEE Press, 2014. p. 1-6.