HD no YouTube

De LARHUD
Ir para: navegação, pesquisa

Para além do universo das publicações acadêmicas, "Humanidades Digitais" é uma palavra-chave que pode ser pesquisada na plataforma do YouTube para se encontrar materiais audiovisuais acerca desse tema. Esse outro tipo de conteúdo é interessante, pois apresenta uma outra possibilidade de consumir o assunto que não só através dos artigos acadêmicos tradicionais. Dessa forma, pode-se tornar o tema das Humanidades Digitais mais palatável, em especial a quem busca um primeiro contato.

Vídeos que debatem as Humanidades Digitais em diferentes formatos e tamanhos

Diana Vidal faz a introdução à aula sobre Humanidades digitais, na qual irão ser debatidos autores como Roger Chartier e Pierre Mounier.[1], Diana Vidal, 2020. (USP, canal “Educação em Fronteiras”)


Utilizando entrevistas do projeto “Memória das Ciências Sociais no Brasil”, o vídeo recorta trechos em que o pesquisadores relatam as transformações que o uso da tecnologia trouxeram para o fazer da pesquisa acadêmica, bem como seus impactos pessoais em suas próprias pesquisas.[2] FGV, 2019. (FGV, canal “FGV”)


Qual a relação entre as Humanidades Digitais e a Biblioteconomia? O vídeo trata desse tema, sendo um dos vários episódios de um programa elaborado pela Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI).[3] Wanderson Scapechi, 2020. (FESPSP, canal “FESPSP”)


O vídeo é oriundo do programa “Nova Stella - Ciência em Debate”. O convidado é Bruno Mattos, doutorando em História da Ciência pela PUC-SP que traz o tema “Novos Caminhos das Humanidades Digitais em Franco Moretti”.[4] Bruno Mattos, 2020. (PUCSP, canal “TVPUC”)


O vídeo traz a fala do historiador Thiago Nicodemo, professor da Unicamp e atual coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), sobre suas reflexões acerca da História como campo de conhecimento e também analisa a importância do trabalho coletivo para a produção historiográfica, avaliando sua atuação no campo das humanidades digitais e na gestão de uma das mais importantes instituições arquivísticas do Brasil. [5], Thiago Nicodemo, 2021. (História da Ditadura, canal “História da Ditadura”)


O vídeo é uma reunião do grupo Iconicity Research Group [IRG] sobre projetos de Humanidades Digitais de colaboração para o LASIC. [6], Angelo Loula, Augusto Saúde, João Queiroz, Lilian Moreira, Ricardo Carvalho, 2020. (Iconicity Research Group, canal “IRG”)


O vídeo aborda o tema "Três Culturas” e as transformações agenciadas pelas tecnologias digitais. “Como as chamadas ‘Três Culturas’ (Artes, Ciências e Humanidades) refletem e irradiam estas transformações agenciadas pelas tecnologias digitais? Em que medida pesquisadores, artistas, escritores, cientistas e intelectuais se apropriam destas rotinas, envolvidos em dados, novas formas de sistematização de informações e trabalho em redes colaborativas?” questiona o professor Messias Guimarães Bandeira, Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas, professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (ambos da UFBA). Também é coordenador da Rede de Estudos Interdisciplinares da Internet e da Cultura Digital, bem como do Digitalia e do Congresso Internacional sobre Culturas.[7], Messias Guimarães Bandeira, 2021. (IHAC UFBA, canal “IHAC”)


II Congresso Internacional em Humanidades Digitais 2021

Reservo para o fim além do link para o canal “HDRio 2021 Congresso Internacional”, do II Congresso Internacional em Humanidades Digitais, também a sugestão de três eixos debatidos ao longo dos dias do evento, totalizando cinco vídeos sobre temáticas do universo das Humanidades Digitais apresentadas em Congresso, e que clarificam melhor alguns pontos interessantes sobre o tema. No canal da “HDRio 2021 Congresso Internacional”, é possível encontrar 42 vídeos diversos que abordam questões oriundas do assunto, bem como a fala completa de pesquisadores e fazedores da área.


Sugestão de vídeos para entender de forma panorâmica o assunto, com recorte no nosso país, o oitavo eixo que provoca esses pontos é intitulado “Humanidades Digitais na realidade Brasileira". Este eixo temático busca refletir e debater o estado da arte das Humanidades Digitais no Brasil e as condições pelas quais sua atuação vem sendo realizada. Busca-se, portanto, trabalhos que se debruçam sobre questões como a formação e produção acadêmica em Humanidades Digitais (HDs) no Brasil, bem como iniciativas conexas na Ciência da Informação, Comunicação, Antropologia, História e Sociologia.


parte 1.[8] Participam do vídeo Paulo Lima Galo, Jair Martins de Miranda, Vagner Diniz, Alberto Quintanilha Alves da Silva Correia, Patrícia Duarte Gonçalves, Cleber Minervino Silva, Leilane Lima de Paula, Jéssica Brena Ribeiro de Medeiros, Alessandra Moraes de Sousa, Eula Dantas Taveira Cabra, Anderson Pereira Antunes, Heloisa Gesteira, Mariza Pinheiro Bezerra, Adilson Vaz Cabral Filho, Cinthya Pires Oliveira, Danielle Ferreira Vasconcelos, Terezinha Camargo Viana, Patricia ALejandra BEhar, Jacqueline Mayumi Akazaki, Leticia Rocha Machado, Gislaine Rossetti Madureira Ferreira, Daphne Lima Cardoso, Luana Matos do Nascimento, Lucas da Silva e Silva Machado. (II Congresso Internacional em Humanidades Digitais HDRio 2021, canal “HDRio 2021 Congresso Internacional”)

parte 2.[9] Participam do vídeo Érica Camilo Azzellini, João Alexandre Peschanski, Éder Porto, Monica Machado Cardoso, Juliana Bach Viana, Lilaz Beatriz Monteiro Santos, Luiza Corral Martins de Oliveira Ponciano, Pedro Claudio Monteiro Santos, Luciana Piazzon Barbosa Lima, Winston Oyadomari, Juliana Burity, Luziana Jordão Lessa Trézze, Marx Paulo Vargas Da Guia, Thomás Augusto, Nina Desgranges Valladão, Pedro Saliba, Renata Orlandi, Adriana Rocha Bruno, TARLIZ LIAO, Andrea Thees, Waldo Almeida Ramalho. (II Congresso Internacional em Humanidades Digitais HDRio 2021, canal “HDRio 2021 Congresso Internacional”)


Sugestão de vídeos para, agora, tratar das implicações teóricas, metodológicas, estéticas, éticas e políticas do uso de grandes acervos de dados nas humanidades, enfatizando, mas não se restringindo aos dados textuais, a partir do quinto eixo trabalhado no Congresso, intitulado “Grandes Acervos de Dados Textuais nas Humanidades Digitais”. É crescente a disponibilidade de dados digitais e acervos digitalizados em todos os campos das humanidades. Nos mais variados formatos e sobre uma infinidade de aspectos do comportamento, os dados digitais parecem esboçar um horizonte de expectativas repleto de desafios teóricos-metodológicos para os diferentes campos das humanidades.


parte 1.[10] Participam do vídeo Leonardo Fernandes Nascimento, Éric Brasil, Roberto Tietzmann, Carlos Roberto Gaspar Teixeira, Gabriela Birnfeld Kurtz, Karina Muniz Viana, Marcos Gonçalves, Priscila Ramos Carvalho, RICARDO MEDEIROS PIMENTA, Vitor Silveira Pereira, Ana Ligia Medeiros, Luziana Jordão Lessa Trézze, Cláudia Freitas e Elvis de Souza. (II Congresso Internacional em Humanidades Digitais HDRio 2021, canal “HDRio 2021 Congresso Internacional”)

parte 2.[11] Participam do vídeo Diana Santos, Leonardo Fernandes Nascimento, Éric Brasil, Anderson Pereira Antunes, Bruno Silvério Costa, Jorge Viana Santos, Cristiane Namiuti, Amanda Costa Pinto de Morais, Marcos Paulo Barcellos de Morais eThiago da Silva da Costa. (II Congresso Internacional em Humanidades Digitais HDRio 2021, canal “HDRio 2021 Congresso Internacional”)


A última sugestão de vídeo do II Congresso Internacional em Humanidades Digitais de 2021, é o que se apresenta sob o título “Encontro Sul-Sul das Associações de Humanidades Digitais”. O Encontro Sul-Sul das Associações de Humanidades Digitais é um movimento solidário, até então inédito, que tem o objetivo de reunir pesquisadores e associações que abordam as humanidades digitais na perspectiva do Sul Global (contrário à perspectiva anglo-saxônica e colonial do Norte Global).[12] Participam do vídeo Leonardo Villela de Castro, Luis Frederico, Alexandra Joy Forman e Jair Martins de Miranda. (II Congresso Internacional em Humanidades Digitais HDRio 2021, canal “HDRio 2021 Congresso Internacional”)


Canal “HDRio2021 Congresso Internacional”[13], com produtos audiovisuais sobre o II Congresso Internacional em Humanidades Digitais.