Metodologias usadas pelos pesquisadores de HD

De LARHUD
Ir para: navegação, pesquisa

Através de uma pesquisa feita anteriormente, em que a proposta era listar os nomes mais ativos no campo acadêmico na área de conhecimento sobre as Humanidades Digitais, restringindo-se a publicações disponíveis a partir de 2010 no Portal de Periódicos Capes e aos autores mais citados em publicações - em português e em periódicos do nosso país - disponíveis no Google Acadêmico sobre o tema, foi feita uma investigação a respeito das metodologias de pesquisa utilizadas por esses autores em suas pesquisas. Por meio de uma lista de estudiosos na área e seus respectivos trabalhos, executou-se uma análise de quinze desses textos com o objetivo de encontrar informações acerca da técnica metodológica usada para o desenvolvimento de cada pesquisa. O resultado desse procedimento localiza-se abaixo:


Autoria - Título do artigo - Link do artigo

LFR de Oliveira, DL Martins - O estado da arte em pesquisas sobre humanidades digitais no Brasil - [1]

Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa quantitativa. Consultando a Internet e as bases de divulgação de produção científicas que nela existem, as ferramentas para análise foram softwares que permitem o tratamento e a produção de visualizações estratégicas. A partir deste levantamento e definição de bases de consulta, realizou-se um mapeamento das produções científicas do Brasil, como artigos, produções acadêmicas em geral, e grupos de pesquisa envolvidos com o tema.


IM Damian, MA Almeida, TAV de MELLO…- Convergências entre as Humanidades Digitais e a Ciência da Informação: o uso das TICs em Unidades de Informação - [2]

Nesta pesquisa de caráter experimental, buscou-se encontrar semelhanças entre as áreas da Ciência da Informação e das Humanidades Digitais. Dividindo-se em três etapas, o desenvolvimento partiu de uma revisão bibliográfica, que permitiu uma abordagem mais prática, através de uma ferramenta de avaliação dos objetos a serem tratados, que enfim, resultou na aplicação do instrumento de pesquisa, no qual 24 sites foram submetidos a tais avaliações.


HV Telles - História Digital, sociologia digital e humanidades digitais: algumas questões metodológicas - [3]

Neste texto, a abordagem metodológica é de natureza exploratória. Ao introduzir o tema das Humanidades Digitais, o artigo busca em seu decorrer, estabelecer um diálogo das HDs com a Antropologia, a Sociologia e a História Digital.


RF Brandao - Língua e Linguagens: entre a pesquisa e o digital - [4]

A metodologia neste texto se apoia em uma análise exploratória de conteúdo, que busca a inferência de conhecimentos exploratórios e quantitativos, relativos às condições de produção da pesquisa de línguas no Brasil. A técnica da análise de conteúdo foi utilizada para descrever essas várias camadas de contato, e traduzir a mediação de informação entre a pesquisa de línguas estrangeiras no Brasil e o meio digital.


FS Soares, JM Pereira, FGR Porto Junior, NR Moraes - NETNOGRAFIA E HUMANIDADES DIGITAIS: perspectivas e desafios - [5]

Metodologicamente, essa pesquisa bibliográfica buscou reunir um coletivo de pesquisas e reflexões com objetos e perspectivas investigativas pertencentes a rubrica da etnografia e suas relações com o que chamam de Humanidades Digitais, enquanto ferramenta metodológica, técnica interpretativa ou prática investigativa.


A Farbiarz, JL Farbiarz, CM Dias, GA Xavier - Jogos e práticas lúdicas como estratégias educacionais nas Humanidades Digitais - [6]

Nesta pesquisa, a abordagem metodológica teve um caráter descritivo submetido a uma pesquisa experimental. Por meio de três distintas configurações, o objetivo do experimento era saber se jogos e práticas lúdicas poderiam mobilizar saberes, afetos, encontros e trocas em escolas. A experiência ocorreu em salas de aula no Rio de Janeiro, incorporando tecnologias na educação na ótica das humanidades digitais.


PRM Fachin, LCTR Oliveira - A edição de textos genuinamente digitais e os caminhos da filologia nas humanidades digitais - [7]

A metodologia usada neste artigo, caracterizada como metodologia exploratória de pesquisa bibliográfica, promoveu uma discussão sobre o trabalho realizado com base na poesia de Ernesto Melo e Castro, a respeito da edição de textos genuinamente digitais e dos caminhos da filologia nas humanidades digitais.


M Rockembach - Arquivamento da Web no contexto das Humanidades Digitais: da produção a preservação da informação digital - [8]

A análise metodológica neste trabalho resultou em um caráter exploratório-descritivo e procurou relacionar por meio da pesquisa bibliográfica e documental, os conceitos, abordagens e exemplos de arquivamento da Web no campo das humanidades digitais.


TO Vieira, PR Bittencourt, ACA Mariz - As relações entre a arquivologia e as humanidades digitais: a literacia arquivística como meio de interação arquivo e comunidade no acesso à informação - [9]

Esta pesquisa, utilizando a revisão bibliográfica para cumprir os seus objetivos, assume um caráter qualitativo e de natureza exploratória. O método procura indicar a existência de uma relação entre a arquivologia e as humanidades digitais.


CS Coneglian, JES Segundo - Europeana no Linked Open Data: conceitos de Web Semântica na dimensão aplicada das Humanidades Digitais - [10] Utilizando uma metodologia exploratória e aplicada, com natureza qualitativa, a pesquisa se dividiu em três fases: buscar literaturas que indicassem o funcionamento do modelo de dados utilizado pela Europeana; procurar como o uso do SPARQL explora o modelo de dados EDM; e realizar uma discussão, em que fosse apontado a proximidade que o EDM tem com as Humanidades Digitais, a Organização do Conhecimento e o Linked Open Data.


C Freitas - Estudos linguísticos e Humanidades digitais: corpus e descorporificação - [11]

Este artigo, por meio de uma abordagem metodológica de caráter exploratório e quantitativo, explora a língua a partir da lente de ferramentas computacionais, e usa como objeto de estudo grandes “corpora” eletrônicos.


AI Ribeiro, S Dias-Trindade - O ensino da História e tecnologias–conexões, possibilidades e desafios no espaço das Humanidades Digitais - [12]

O texto apresenta uma metodologia de caráter exploratório, e busca tratar das conexões que se podem gerar no encontro entre a Tecnologia e a História, através da aprendizagem de História e do ensino em geral.


FC Paletta - Ciência da Informação e humanidades digitais: uma reflexão - [13]

Esta pesquisa contém uma abordagem metodológica de caráter exploratório, e destaca a evolução da Web, a biblioteca digital e as conexões com Humanidades Digitais.


MCP de Sousa - O Corpus Tycho Brahe: contribuições para as humanidades digitais no Brasil - [14]

O artigo se trata de uma pesquisa de caráter exploratório, que analisa a tecnologia de codificação de textos utilizada no Corpus Anotado do Português Histórico Tycho Brahe e procura investigar as combinações de procedimentos filológicos, linguísticos e computacionais, discutindo suas implicações metodológicas.


MA Almeida, IPM Damian - Humanidades digitais: um campo praxiológico para mediações e políticas culturais? - [15]

O método de pesquisa deste estudo, de natureza exploratória, se baseou no levantamento de um breve histórico sobre as Humanidades Digitais no Brasil e no mapeamento de sites institucionais de museus e centros culturais na região Oeste do Estado de São Paulo, para discutir novas formas de difusão e acesso à cultura por meio de tecnologias digitais, ou a combinação desta às formas tradicionais de mediação e intervenção cultural.