Programming Historian

O LARHUD participa em conjunto com o Lab_HD da Universidade Nova de Lisboa, o IST, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o LabHum da UNIFESP, da equipe responsável pela elaboração de uma versão em português da plataforma Programming Historian (PH).

A PH já é mundialmente conhecida e possui versões em inglês, francês e espanhol. A PH publica tutoriais revisados ​​por pares, direcionados a humanistas que desejam aprender uma ampla gama de ferramentas digitais, técnicas computacionais e fluxos de trabalho úteis para pesquisa e ensino no âmbito das Humanidades.

A iniciativa, funciona com publicações de tutoriais, todos com ISSN. Diferentemente de periódicos científicos, a iniciativa busca contribuir com a divulgação científica e com o desenvolvimento de competências em informação e computacionais voltadas aos pesquisadores da grande área das Humanidades com o intuito de disseminar e auxiliar na continua formação de caracteristicias computacionais e digitais para pesquisadores que não as dominam de início.

O projeto internacional de versão para o Português é coordenado pelo professor doutor Daniel Alves, da Universidade Nova de Lisboa. No IBICT é coordenado pelo professor doutor Ricardo M. Pimenta e conta com os seguintes membros do LARHUD: