Curso de Zotero: Gestão bibliográfica para uso em pesquisa

Curso realizado pelo Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (Larhud) destinado a pesquisadores (alunos e professores) das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas.

Quando?

09 e 12 de Julho de 2018

De 13:30 às 16:30 no IBICT (Rua Lauro Muller, 455, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ)

Endereço para pré-inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIGt46jOjyt9ld6O-_ws9twJ4erLGIF6Xd4zrxcY4YvZtc1g/viewform?usp=sf_link

 

Sobre o Zotero

O Zotero é um software livre para gestão e compartilhamento de referências, que visa facilitar a elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, como teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos. 

Dentre suas funcionalidades destacam-se:

  • A formação e a organização de uma biblioteca pessoal do pesquisador de acordo com sua temática de interesse. Esta biblioteca poderá armazenar os textos completos das publicações, sendo acessada de qualquer computador com acesso à internet;
  • Escrever o texto acadêmico, criando as citações e a listas de referências de modo automático e de acordo com as normas bibliográficas (ABNT, Vancouver e etc.); e
  • O desenvolvimento de notas pessoais sobre os textos lidos, com o objetivo de posteriormente facilitar a escrita do trabalho acadêmico.
  • Compartilhar referências bibliográficas com outros pesquisadores, possibilitando o trabalho em grupo e auxiliando no desenvolvimento da pesquisa de modo colaborativo.

 


Ementa do curso

  1. O que são gerenciadores de referências?
  2. Para que serve o Zotero?
  3. Criando uma conta no Zotero
  4. Baixando e instalando o Zotero no seu computador de trabalho
  5. Visão geral do programa (tela)
  6. Configurando o programa de acordo com suas preferências pessoais
  7. Instalar novos estilos/normas bibliográficas (ABNT, Vancouver, e etc.)
  8. Importar registros das busca em bases de dados (por exemplo: BVS, Scielo, PubMed, Portal Capes, Web of Science , Scopus e outras) para o Zotero;
  9. Como importar também registros de sites como Blogs, Portais , páginas institucionais dentre outros, para o Zotero;
  10. Como anexar documentos em texto completo (PDF, DOC, imagem, vídeo ou áudio) nas referências que estão armazenadas em minha biblioteca pessoal Zotero;
  11. Como usar a função “Varinha Mágica” para importar registros;
  12. Como tentar incluir automaticamente no Zotero os PDFs de artigos e trabalhos que estão salvos em meu computador (ou pendrive) sem ter que localiza-los novamente na internet;
  13. Catalogando referências de modo manual no Zotero (muito utilizado para documentos jurídicos);
  14. Como organizar minhas referências em coleções (pastas);
  15. Como localizar em que(quais) coleção(ões) está um artigo que aparece listado na opção “Minha biblioteca” do Zotero;
  16. Como mapear os itens que estão duplicados no Zotero
  17. Como identificar e organizar os registros que estão na opção “Documentos sem coleção”;
  18. Fazendo buscas na base de dados pessoal do Zotero;
  19. Para que serve a guia “Etiquetas”?
  20. Como gerar um relatório (“fichamento”) de modo automático;
  21. Como gerar uma lista com uma bibliografia (ideal para quem deseja colocar uma lista de referências no final de um trabalho (como uma bibliografia para curso ou palestra, uma apresentação em slides ou pôster de congresso, por exemplo)
  22. Trabalhando com editor de texto: como fazer as citações e listas de referências bibliográficas de modo automático;
  23. Como usar o campo de ‘Notas’ pessoais do Zotero para ajudar a “organizar minhas ideias” de modo a facilitar a escrita do trabalho acadêmico: uma nova proposta de metodologia de trabalho para fazer a escrita de textos acadêmicos utilizando o Zotero. E mais uma dica: usar o leitor de PDF Foxit Reader para aprimorar este processo;
  24. Acessando sua biblioteca pessoal pelo site do Zotero (armazenamento em nuvem);
  25. Como criar e trabalhar em grupo no Zotero;
  26. Disponibilizando uma lista de referências online, até mesmo para quem não usa o Zotero;
  27. Como associar outros serviços de armazenamento em nuvem (ex. google drive, dropbox) com o Zotero;
  28. Alguns sites úteis no processo de pesquisa acadêmica (Ninite, SmallPDF e OCR Online, dentre outros).

 


Sobre o professor 


Leonardo Simonini Ferreira é Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2017). Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2007). Tem experiência na área de Ciência da Informação e Saúde. Atuou como chefe substituto da Biblioteca de Saúde Pública (2011 a 2015). Docente no curso de Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde, desde 2008. Docente em cursos de Pós-Graduação sobre Gestão de Referências Bibliográficas ZOTERO, para pesquisadores e discentes.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3674190956855127