Página principal

De LARHUD
Revisão de 09h40min de 20 de setembro de 2021 por Josir (Discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
Cropped-larhud azul.png

O Wiki Larhud é uma iniciativa do Laboratório em Rede em Humanidades Digitais do IBICT/UFRJ.

Tem como objetivo servir como base de referências e informação para a propagação do conhecimento no ambiente digital destinada a pesquisadores da área da Ciência da Informação (que se interessem pelo tema das Humanidades Digitais) e das humanidades em geral. Com o intuito de oferecer suporte crítico e metodológico aos “praticantes” das Humanidades Digitais (HD), acreditamos que o Larhud constitui-se enquanto lugar de práticas e, portanto, componente de uma "comunidade de práticas", conforme Daniel Alves (2016). O objetivo deste wiki trata de oferecer a estes mesmos interessados um espaço que consitua-se como um espaço de referência onde seja possível registrar os termos e ferramentas que sejam familiares às Humanidades Digitais. Com isso acreditamos que estaremos contribuindo para a formação de competências em informação por parte dos cientistas das humanidades, facilitando o entendimento de funcionamento e aplicabilidade das ferramentas aqui listadas.

Ferramentas em Português
Ferramentas en Espanõl

Catálogo de Ferramentas / Hierramentas

O wiki é produzido em português e espanhol e ao clicar em cada uma das imagens laterais, você entra no material existente de cada idioma.

A ideia é contribuir para dirimir a assimetria de produção em humanidades digitais majoritariamente anglófona. Algo relacionado a tal importância e urgência pode ser lido em Domenico Fiormonte (2016) A comunidade lusófona e hispânica é significativa neste cenário e este canal possibilitará que mais interessados, entusiastas, estudantes e professores possam construir seus meios de aplicação e comunicação científica de suas respectivas pesquisas.

A relação de ferramentas e softwares utilizados em pesquisas de Humanidades Digitais foi montada durante o primeiro semestre de 2018 através de pesquisa feita pelos alunos da disciplina de Humanidades Digitais do PPGCI - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT, em convênio com a Escola de Comunicação da UFRJ. A partir de 2020 passou a contar com a colaboração do Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Federal da Bahia e em 2021, passou a contar também com a colaboração do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab) da UFF

HD CAICYT Lab, el laboratorio de Humanidades Digitales del CAICYT de CONICET (Argentina), través de un convenio de investigación con el LARHUD del IBICT, junto con la colaboración de la Asociación Argentina de Humanidades Digitales (AAHD) revisan y ofrecen una versión en español del inicial del catálogo de herramientas, y añaden nuevas incorporaciones al catálogo.


Outras listas e catálogos de Ferramentas

Abaixo listamos também alguns catálogos de ferrmentas (em inglês) que serviram de referência para o nosso Wiki:

Tapor - O site tem o foco em ferramentas textuais mas tem diversos exemplos de softwares para o estudo de Organização do Conhecimento (RDF) e de construção de mapas.

DIRT - Digital Research Tools - o Diretório DiRT agrega informações sobre ferramentas de pesquisa digital para uso acadêmico.produzida com financiamento da Andrew W. Mellon Foundation.

Toychest - Produzido por Alan Liu. coleciona ferramentas de software on-line ou para download e brinquedos de raciocínio que estudantes de humanidades e outros sem habilidades de programação (mas com conhecimentos básicos de informática e Internet) podem usar para criar projetos interessantes.

MIT Libraries, Digital Humanities Tools - Portal com diversas funcionalidades e recursos, apresenta outros portais e listas de ferramentas com breve explicação de suas funcionalidades.

Digital Methods Initiative - O Digital Methods Initiative (DMI) é um dos principais grupos de pesquisa em Estudos da Internet da Europa. Formada por pesquisadores de novas mídias e candidatos a PhD, ela cria métodos e ferramentas para redirecionar dispositivos e plataformas online (como Twitter, Facebook e Google) para pesquisas sobre questões sociais e políticas. Com o apoio da Fundação Mondriaan, a DMI participou de uma variedade de projetos de pesquisa financiados, como MACOSPOL e EMAPS, projetos do FP6 da UE e FP7 liderados por Bruno Latour. Mais recentemente, a DMI está participando do ODYCCEUS, o projeto H2020 relativo à dinâmica de opinião e conflito cultural nos espaços europeus. O Digital Methods Initiative, juntamente com a Fundação Govcom.org, recebeu doações da Fundação Soros, Open Society Institute, Open Society Foundations, Fundação Ford, MacArthur Foundation, New Venture Fund e trabalharam como parceiros em projetos financiados pelo National Science Foundation (EUA) e a Organização Holandesa de Pesquisa Científica. Seu software IssueCrawler tem sido apoiado por quase 100 universidades e organizações não-governamentais. Outras ferramentas de software conhecidas incluem o dispositivo Lippmannian, Netvizz (análise do Facebook) e DMI-TCAT (análise do Twitter).

Digital Humanities Awards é um prêmio que é dado anualmente para as melhores iniciativas em Humanidades Digitais. Além dos trabalhos apresentados, também se premia ferramentas que são utilizadas em projetos de HD.

Digital Humanities: Tools & Software - New York University: tem uma relação bem extensa de ferramentas utilizadas em Humanidades Digitais. O interessante desta listagem é que ela é bem compacta e dá um breve resumo de cada ferramenta.

Aprendendo como funciona um Wiki

Como editar e criar uma página no Wiki

Para ler o manual completo em Inglês Manual de Usuário.

Visualização Gráfica

(*) Optamos por representar cada idioma com as bandeiras dos quatro países de cada idioma com maior população, mas sabemos que o ideal seria que todos os países fossem contemplados nas imagens.


Especial:Versão